domingo, 19 de setembro de 2010

Suporte e Resistência

Se é importante conhecer a tendência é tão importante quanto saber em que ponto o mercado pode mudar de direção. Suportes e resistencias dão-nos pistas nesse sentido e são exelentes niveis de entrada no mercado.
Comecemos pelo principio basico:
Como você pode ver, é um padrão ascendente em ziguezague (tendencia alta).
Lembre-se que o mercado avança sempre em ziguezague.
Quando o mercado sobe, e em seguida desce, (retraça), o ponto mais alto alcançado antes da descida é a resistência. Podemos comparar a resistencia a 1 teto temporario.
Quando o mercado retoma a sua ascenção, o ponto mais baixo atingido antes de recomeçar a subir é o suporte. Podemos comparar o suporte a 1 chão temporario.
Desta forma, resistência e suporte são formados continuamente à medida que o mercado sobe. A mesma coisa acontece quando o mercado desce.
Traçar Suportes e Resistências
Uma coisa a lembrar é que os niveis de suporte e resistência não são números exactos. Muitas vezes vemos um suporte ou resistência, que parece quebrado, mas verificamos que o mercado estava apenas a testá-lo.
Nos graficos de velas esses “testes” de suportes e resistencias, são representados pelas sombras das velas. Isso significa que o preço tentou quebrar esse nivel, mas não teve força suficiente para continuar o movimento nessa direção.
Observe como as sombras das velas testam o nível de suporte.
No momento parecia que o mercado estava a quebrar esse suporte. Contudo, em retrospectiva, podemos ver que o mercado estava apenas a testar esse nível.
Para evitar esses falsos breakouts, pense no suporte e resistencia como "zonas" em vez de números concretos.
Uma forma de ajudá-lo a encontrar essas zonas de suporte e resistência é utilisar um grafico de linha em vez de um grafico de velas.
A razão é que o grafico de linha mostra apenas o preço de fecho e ignora o ponto mais alto e mais baixo do preço.
Quando estamos a traçar os niveis de suporte e resistência, não queremos os reflexos do mercado. Só nos interessam os movimentos intencionais.
No grafico de linha, procuramos zonas em que o preço forma varios picos e vales para serem as nossas zonas de suporte e resistência.
Repare que quando o mercado passa por uma resistência, ela passa a ser suporte. Quando o mercado quebra um suporte ele passa a ser resistência.
Lembre-se que o preço avança em vagas, ele desce ou sobe criando continuamente novos suportes e resistencias.
Traçar os novos suportes e resistencias é uma boa forma de determinar pontos de entrada e saida do mercado.
São trades em que a relação risco recompensa é muito boa, pois o seu stop loss é colocado a 10/20 pips do nivel quebrado ou rejeitado e o seu take profit no proximo nivel de suporte/resistencia.
Repare na proxima imagem, na sua descida o preço vai sempre reagir aos novos suportes e resistencias.
Dicas importantes sobre o suporte e resistência:
1-Suporte e resistencia são zonas de decisão em que o preço pode mudar de tendencia.
2-Quanto mais vezes uma resistencia (ou suporte) é atacada e rejeitada mais forte fica.
3-Se uma resistência é rejeitada é um sinal de venda, se a resistência é quebrada é um sinal de compra.
4-Se o suporte é rejeitado é um sinal de compra, se o suporte é quebrado é um sinal de venda.
5-Um suporte quebrado vira resistencia, uma resistencia quebrada vira suporte
Embora suporte e resistência sejam formas muito poderosas de entrar no mercado, são as minhas entradas preferidas, temos de ter cuidado porque existem muitas falsas quebras. O preço passa o nivel mas não tem força para continuar.
Então como sabemos quando o suporte ou resistência foi quebrado?
Não há resposta definitiva para esta questão. Temos de usar filtros.
Muitos traders dizem que um suporte ou resistência é quebrado, se a vela fechar acima da resistencia, ou abaixo do suporte. Este filtro é dos mais populares.
No entanto, nem sempre é o caso. Por exemplo, veja o que aconteceu quando o preço efectivamente fechou abaixo do suporte.
Neste caso pode ver que o preço fechou 2 vezes abaixo do suporte mas foi 1 falso breackout. Olhando para o grafico à posteriori, vemos que o suporte não foi quebrado e que ficou mais forte, pois foi testado varias vezes. Se tivesse vendido no fecho da vela teria perdido dinheiro.
Mas se este filtro é tão popular é porque muitas vezes funciona.
Um outro filtro muito popular, e na minha opinião mais seguro é o ” beijo de adeus.”
Você so entra quando o preço volta a testar o nivel quebrado. Neste caso o preço quebra o suporte, retraça, e vem testar o antigo suporte que vira resistencia.
Resumindo:
suporte e resistencia são pontos em que o mercado muda de direção.
Quando o mercado quebra uma zona de suporte ou resistencia é um sinal de continuação da tendencia e um exelente ponto de entrada. Pouco risco muita recompensa.
Quando o mercado rejeita um suporte ou resistencia, é um sinal de mudança de tendencia e uma boa entrada na nova tendencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário