Uma das maiores dificuldades encontradas pelos brasileiros para operar Forex é o envio de dinheiro para a Corretora no exterior.
As formas de envio são:
- Cartão de Crédito
- E-currencys
e Wire Transfer
Cartão de Crédito: pode ser usado para pequenas quantias de dinheiro, mas as próprias corretoras limitam o envio por cartão de crédito até certo valor ( USD 5.000 ou 10.000, dependendo da corretora), além disso para grandes valores as taxa não compensam e é complicado de declarar pro IR para pagar os tributos. Sendo assim é uma solução para envio de valores pequenos.
E-currencies, ou moedas eletrônicas: poucas corretoras sérias utilizam essas moedas, a moeda eletrônica de maior confiança é o paypal(aceito pela Oanda e FXDD), mas fica complicado para declarar no IR também.
Wire Transfer: é a melhor forma, principalmente para quantias acima de $2000.
Teoricamente todo banco deveria oferecer a possibilidade de fazer uma Wire Transfer ( Teletransferência, Transferência para o exterior), mas a realidade é que poucos bancos(ou gerentes/caixas) o fazem, e os traders encontram muita dificuldade para fazer a Wire Transfer por desinformação dos gerentes/caixa. Alguns gerentes dizem que é proibido, outros que o banco não faz esse tipo de transação.
Os bancos que sei que pessoas já fizeram uma WireTransfer com regularidade são: Banco Real, Bradesco, HSBC, Unibanco e Itaú. Mas o mais fácil é o Banco Real.
As taxas variam de banco para banco.
O banco Real cobra $50 para envio e $50 para recebimento. + IOF
O Bradesco cobra $200 para envio e $20 para recebimento. + IOF
Os outros bancos não sei, se alguém tiver a informação deixe nos comentários.
Já fiz pelo banco real e não é tão complicado quanto parece. o que você vai precisar é :
- Levar o contrato com o Broker, assinado.
- Minuta de Investimento (fornecido pelo banco)
- Comprovante da origem dos fundos (para evitar lavagem de dinheiro).
Leva até 5 dias úteis para o dinheiro chegar na corretora.
O processo de saque é semelhante, você ira pagar uma taxa entre $20 a $35 para a corretora, além da taxa do seu banco.
Os tributos são de 15%, pagos através do DARF, citando o código 8523 (Ganhos de capital na alienação de bens e direitos e nas liquidações e resgates de aplicações financeiras, adquiridos em moeda estrangeira).
Detalhe: Muitos acham que o pagamento dos tributos é feito somente na repatriação do dinheiro, o correto é o pagamento dos tributos mesmo que a transfêrencia do broker seja feito para uma conta bancária de renda-fixa no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário